banner imprensa

Casa de Cláudio de Souza recebe Programa de Cessação ao Tabagismo para Mulheres
 
Em comemoração ao mês do Dia Internacional da Mulher, a Casa de Cláudio de Souza (unidade do Museu Imperial) receberá uma série de eventos voltados para o sexo feminino. O primeiro deles será o Programa de Cessação ao Tabagismo para Mulheres, promovido pela presidente da ABRAD Serrana – Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas, Leandra Iglesias. No dia 18 de março, às 19 horas, haverá uma palestra para apresentação do Programa, porém, interessados devem se inscrever. Assim como todos os eventos realizados no local, este também é gratuito e aberto ao público, mediante inscrição.
 
Para participar do Programa é necessário comparecer à Casa de Cláudio de Souza no dia 18 de março, durante todo o dia, a partir das 10 horas, para efetuar inscrição. Mais tarde, às 19 horas, a psicóloga Leandra Iglesias ministrará uma palestra para apresentar o Programa, debater o tema em questão e pré definir como serão realizadas as próximas oito sessões, cada uma com duas horas de duração. “Os inscritos serão divididos de acordo com o melhor dia e horário para cada um conseguir participar dos próximos oito encontros semanais. Todos são gratuitos e também realizados na Casa Cláudio”, explica a psicóloga e palestrante, Leandra.
 
Os encontros irão informar os malefícios do cigarro no organismo feminino, fatores psicológicos e comportamentais do vício, dicas de como lidar com a falta do tabaco e o forte desejo consumí-lo, além de apresentar os benefícios da cessação. Segundo Leandra Iglesias, a metodologia do Programa segue diretrizes da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.
 
Todas as sessões serão no formato de grupoterapia e din mica de grupo, avaliando o grau de dependência e fazendo um encaminhamento médico, se necessário. “O Programa comemora os 15 anos de atuação na prevenção e tratamento dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas no município de Petrópolis”, finaliza a psicóloga.
 
SOBRE LEANDRA IGLESIAS – Leandra Iglesias possui 31 anos de prática clínica, dos quais 20 vêm sendo dedicados aos estudos sobre os problemas relacionados ao álcool e as outras drogas. Há 14 anos desempenha papel efetivo na cidade de Petrópolis, como Diretora em Dependência Química da ONG Comando da Paz e, recentemente, implantou a Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas da Região Serrana, ABRAD Serrana, da qual é Presidente.
 
A profissional também ministra palestras de conteúdo informativo e teórico em variados setores desde igrejas, associações, clínicas, empresas e escolas da região serrana. Sempre voltada à prevenção do uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas, principalmente, para a população jovem.  
 
A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.
 
SERVIÇOS
 
Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail   mimp.biblioteca@museus.gov.br)
 
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
E-mail:    mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial
 
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
 
Ingressos para visitação:
Adultos: R$ 10,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
 
Assessoria de Imprensa
Tarsila Rangel e Patrícia França
(24) 2233-0392 e  (24) 2233-0387
mimp.imprensa@museus.gov.br