• Palácio Imperial de Petrópolis, residência de verão do imperador d. Pedro II e sua família, construído entre 1845 e 1862. Abriga o Museu Imperial desde 1940.
  • François René Moreaux. Proclamação da Independência do Brasil. Óleo sobre tela, 1844.
  • D. Pedro II. Escultura oferecida pela municipalidade de Petrópolis ao Museu Imperial, em 1941. Jardins do Palácio Imperial de Petrópolis.
  • Friedrich Hagedorn. Vista do Palácio Imperial de Petrópolis. Têmpera sobre cartão, c. 1855.
  • Sala de Estado. Palácio Imperial de Petrópolis. À esquerda, o trono imperial do Palácio de São Cristóvão, residência oficial da família imperial brasileira.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
Sua visita ao Museu Imperial: O que fazer?
 
Planejando a visita...
 
- A preparação prévia dos alunos em sala de aula deverá despertar a sua curiosidade a respeito do que eles irão ver. A visita virtual ao site do Museu Imperial, especialmente aos links “Histórico e Personagens” e “Tour” pode ser bem interessante neste momento;
 
- Ao planejar a atividade para os alunos é aconselhável que o professor visite antes o Museu, para conhecer o espaço e as possibilidades que a exploração deste local pode oferecer, e traçar os objetivos da visita;
 
- Neste momento que antecede a visita, o professor pode trabalhar em sala de aula com objetos trazidos pelos alunos. As perguntas listadas no tópico “Descobrindo o objeto...”, como outras que forem surgindo, podem ser aplicadas na observação e exploração desses objetos. O objetivo deste exercício prévio é trabalhar a consciência histórica e crítica a partir dos objetos;
 
- A palavra memória pode ser um caminho para levá-los a refletir sobre a importância dos museus e a preservação do nosso patrimônio;
 
- É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada.
 
Durante a visita...
 
- A visita ao Museu Imperial é um processo de interação e aprendizagem que envolve a participação ativa de todos, professores e alunos. Procure instigar seus alunos a traçar comparações entre os contextos social, econômico e político do século XIX e os dias atuais;
 
- Os objetos do Museu devem ser vistos como indícios de traços culturais a serem interpretados de forma crítica;
 
- A narrativa utilizada pelo professor durante a visita deve procurar dar sentido ao acervo trabalhado, como também gerar questionamentos que levem os alunos a se entenderem dentro de um contexto histórico-temporal. Assim, sugerimos a utilização de uma metodologia dialógica para a análise e exploração dos objetos e espaços do Museu, propondo hipóteses sobre o que eles significam e buscando um movimento de recriação e interpretação das informações, conceitos, significados e sentidos neles contidos.
 
De volta à sala de aula...
 
- Voltando à escola é importante registrar e enriquecer a experiência vivida através de atividades como: textos coletivos, debates, dramatizações, pesquisas, entre outras.
 
{rokbox title=|Projeto “Dom Ratão”|size=|410 620|}images/stories/imagens_museu/setores_tecnicos/Educacao/janela_do_professor/projeto dom rato.jpg{/rokbox}  {rokbox title=|Projeto “Dom Ratão”|size=|410 620|}images/stories/imagens_museu/setores_tecnicos/Educacao/janela_do_professor/projeto dom rato 2.jpg{/rokbox}  {rokbox title=|Projeto “Um Sarau Imperial”|size=|410 620|}images/stories/imagens_museu/setores_tecnicos/Educacao/janela_do_professor/projeto um sarau imperial.jpg{/rokbox}

{rokbox title=|Projeto “Um Verão no Palácio Imperial”|size=|410 620|}images/stories/imagens_museu/setores_tecnicos/Educacao/janela_do_professor/projeto um vero no palcio imperial.jpg{/rokbox}  {rokbox title=|Semana Nacional de Museus : Uma Tarde com a Família Imperial|size=|410 620|}images/stories/imagens_museu/setores_tecnicos/Educacao/janela_do_professor/semana nacional de museus - uma tarde com a famlia imperial.jpg{/rokbox}  {rokbox title=|Visita Orientada|size=|410 620|}images/stories/imagens_museu/setores_tecnicos/Educacao/janela_do_professor/visita orientada.jpg{/rokbox}
 

Voltar