Exposições Virtuais

O Selo Postal

D. Pedro II era um entusiasta de todas as novas tecnologias que conhecia em suas viagens e leituras. Com o selo postal não foi diferente e, por isso, o Brasil foi o segundo país do mundo e primeiro das Américas a emiti-lo em âmbito nacional.

O primeiro selo postal do mundo, o One Penny Black, surgiu na Inglaterra em 1840, criado por Sir Rowland Hill, membro do Parlamento. Um dos objetivos era permitir o pagamento antecipado da tarifa pelo remetente, pois, até então, era o destinatário quem a pagava.

Três anos depois, surgia no Brasil o Olho-de-Boi, emitido pela primeira vez em 1º de agosto de 1843. A série Olho-de-Boi circulou entre 1843 e 1844, com exemplares de 30, 60 e 90 réis – os últimos destinados a correspondências internacionais.

Primeiros selos postais do mundo, sendo o segundo do Brasil.

Trecho do diário de d. Pedro II. 28 de novembro de 1859. Acervo do Arquivo Histórico do Museu Imperial.

Transcrição:

O correio parece em boa ordem, mas havia as cartas do paquete inglês em 4 horas, e as dos paquetes que vêm das Províncias ao sul de Pernambuco de 4 a 6 horas.

Há dias de vender 100$000 de selos, que parece haver inconveniente em serem fornecidos pelo Ministério da Fazenda, que muito pensionado esquece-se de mandá-los para as Provinciais; temos o Almeida Pereira visto embaraçado na remessa de cartas antes da sua saída da Bahia.

< Anterior   Próxima >