banner restauracao

 
Contato:

(24) 2233-0363 / 2233-0375
mimp.laboratorio@museus.gov.br

Falar com: Eliane Zanatta (responsável pelo setor), Valéria Bordalo ou Sandra Troyack

No Laboratório de Conservação e Restauração são realizadas atividades de conservação, conservação preventiva e restauração com o intuito de preservar o acervo bibliográfico, arquivístico e museológico sob a guarda do Museu Imperial. Tais atividades são norteadas pelo conhecimento histórico, científico e estilístico, de forma que integridade/autenticidade dos elementos constitutivos do objeto sejam respeitadas para receber a devida intervenção técnica.

Cada obra recebe um tratamento meticuloso e delicado que envolve várias etapas, tais como: diagnóstico do estado de conservação, pesquisa histórica, proposta de tratamento, registro fotográfico, intervenção propriamente dita e orientações de medidas preventivas para sua exposição ou guarda, inclusive o monitoramento das condições climáticas do espaço físico que a abrigará, objetivando aumentar a “expectativa de vida”, assegurando, assim, sua integridade.

Alguns itens das coleções, devido à complexidade, requerem um maior investimento, gerando, desta forma, a elaboração de projetos executivos pelo Laboratório, com a finalidade de captação de recursos para sua execução.

Periodicamente, o Laboratório atende a grupos de estudantes de nível médio e superior, bem como ao profissional afim e público em geral interessados na prática desenvolvida no Laboratório, cumprindo, assim, sua missão social.

Conservação

Entre as atividades do Laboratório encontra-se a conservação do acervo do Museu Imperial, por meio de orientação aos técnicos de cada setor, limpeza e higienização das peças, documentos e livros, confecção de invólucros apropriados para a guarda de documentos, fotografias e objetos, e colocação de filtros de raios ultravioleta em janelas, entre outros.

 

    

 

 
Restauração

Muitas vezes, é necessária a intervenção em peças que se encontram em estado deteriorado devido a diversos fatores, como ação do tempo, sujeiras, oxidação e outros. Nesses casos, o Laboratório realiza o processo de restauro com recursos e pessoal próprios, ou através da elaboração de projetos para captação de recursos e contratação de especialistas.

 

  

 
Projetos realizados

Coleção de chapéus

Entre 2009 e 2010, o Laboratório realizou a restauração de 25 chapéus do acervo do Museu Imperial. O trabalho resultou na publicação do caderno técnico "Conservação e Restauração: A Coleção de Chapéus do Museu Imperial", lançado no evento de comemoração dos 70 anos do Museu, em 29 de março de 2010.

 

    

    

 
Revitalização do Gabinete de Trabalho de d. Pedro Augusto

A sala, que faz parte do circuito de visitação permanente do Museu Imperial, passou por uma revitalização. O Laboratório, realizou o restauro de todos os móveis e objetos do ambiente que reconstrói o gabinete do filho da princesa Leopoldina e neto mais velho do imperador d. Pedro II.

 

  

 

Livros

A Biblioteca do Museu Imperial é composta de mais de 50 mil títulos, entre eles oito mil obras raras. É trabalho do Laboratório realizar a conservação e, quando necessário, a restauração dessas obras, através de higienização, preparação do armazenamento adequado e recuperação de partes deterioradas.

 

     

 
Documentos
Os documentos guardados no Arquivo Histórico do Museu Imperial passam por processos periódicos de higienização e cuidado no armazenamento, realizado em invólucros especiais desenvolvidos pelo Laboratório. Quando necessário, também são feitas intervenções com o objetivo de restaurar partes deterioradas.
 

     

 
Berlinda de aparato de d. Pedro II

Foi concluído em dezembro de 2012 o plano de gerenciamento: conservação e restauração da berlinda de aparato do imperador D. Pedro II. O restauro foi realizado em espaço aberto à visitação pública. O projeto teve o patrocínio da empresa GE Celma, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Para mais informações, clique aqui.


berlinda-rest-1  berlinda-rest-2
 
berlinda-rest-3 berlinda-rest-4
 
antes-depois-toda