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Contato:

(24) 2233-0329
mimp.educacao@museus.gov.br

Falar com: Regina H. de Castro Resende (responsável pelo setor) ou Carolina Knibel.

Agendamento de visitas:

(24) 2233-0345, das 8h30 às 18h. 

Falar com: Silvana / Lorena 

O trabalho pedagógico desenvolvido pelo setor de Educação do Museu Imperial tem como objetivo levar o público a conhecer, de forma crítica, o período monárquico brasileiro, a sociedade oitocentista e a história da cidade de Petrópolis sob múltiplos aspectos.

Os objetos do patrimônio cultural são o ponto de partida para a atividade pedagógica realizada através da observação, do questionamento e da exploração de todos os seus aspectos. Assim, os objetos culturais são utilizados como fonte de informação sobre o contexto histórico em que foram produzidos e utilizados, possibilitando o conhecimento dos aspectos característicos do universo do século XIX e a respectiva comparação com o modo de vida e as ideias contemporâneas. 

Nosso trabalho procura oferecer ao público, através de uma metodologia dialógica, possibilidades de interpretação dos objetos culturais para que todos possam construir significados e atribuir sentidos sobre eles.

Atividades Educativas

Além de projetos permanentes como os aqui apresentados, o setor de Educação desenvolve atividades temáticas de curta duração e projetos em apoio às exposições temporárias e itinerantes organizadas pelo Museu Imperial. Desenvolve ainda o “Projeto Petrópolis”, atividade anual destinada a alunos do Ensino Fundamental do município que enfoca a história da cidade.

Conheça nossos projetos:

Projeto "Dom Ratão"
Projeto "Um verão no Palácio Imperial"
Projeto "Caixa das Descobertas"
Projeto "Um Sarau Imperial"
Visitas Mediadas

Conheça nossos almanaques!

Como agendar sua visita?

 
Projeto "Dom Ratão"

Público-alvo: Da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.

Horário: De terça-feira a sexta-feira, das 10h às 15h. Aos sábados, das 11h às 16h. É necessário agendar previamente no setor através de contato telefônico (24-22330345). 

Duração: 1 hora, com visita mediada.

Objetivo: Introduzir as crianças no ambiente do museu, através de uma experiência motivadora e preparatória à visita: o teatro de fantoches.

Desenvolvimento: O teatro conta a história de Dom Ratão e sua família, que chegam a Petrópolis para uma visita ao Palácio Imperial. Os personagens descobrem como vivia a família imperial, percorrendo os diversos ambientes da residência de verão e estabelecendo um diálogo ativo e lúdico com as crianças.

Após o teatro, todos são convidados a vivenciar, em cada sala do museu, as observações e emoções experimentadas pelos ratinhos, levando-os a uma apropriação visual e afetiva dos espaços, das imagens e dos objetos percebidos.

Atendimento: Sua realização só é possível com grupos de, no mínimo, 20 (vinte) e no máximo, 45 (quarenta e cinco) alunos.

 Dom ratao

Visita DRatao 1

Importante

É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada. Alunos de escolas particulares e públicas acompanhados de seus professores recebem cortesia para entrada no Museu. As instituições escolares devem fazer o agendamento prévio somente através de contato telefônico. Quaisquer informações extraordinárias a respeito das opções de programação educativa aqui propostas podem ser obtidas, pessoalmente, com a equipe do Setor de Educação do Museu Imperial ou ligando para (24) 2233-0345.

Um Verão no Palácio Imperial

Público-alvo: Alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.

Horário: De terça-feira a sexta-feira, das 10h às 15h. Aos sábados, das 11h às 16h. É necessário agendar previamente no setor através de contato telefônico (24-22330345). 

Duração: 1 hora, com visita mediada.

Objetivo: Apresentar ao público infantil personagens da família imperial e algumas de suas atividades no Palácio Imperial durante os verões na cidade de Petrópolis.

Desenvolvimento: O teatro de fantoches “Um verão no Palácio Imperial” narra um dia da infância das princesas Isabel e Leopoldina ao lado de Franz, um menino, filho de colonos alemães que vem visitar a residência do imperador. Durante a visita, são apresentados alguns objetos existentes no palácio, em especial aqueles que tiveram seus usos transformados ao longo do tempo, como é o caso dos relógios, das canetas de pena e dos grandes lustres à vela. Dom Pedro II surge, ao longo da história, para cumprir um de seus compromissos favoritos: cuidar de perto da educação de suas filhas. Brinquedos e brincadeiras comuns no século XIX também fazem parte do enredo desta história apresentada de forma alegre e interativa. Ao término da peça, os alunos são levados a conhecer as dependências do palácio, identificando os objetos e os espaços apresentados pelos personagens.

Atendimento: Sua realização só é possível com grupos de, no mínimo, 20 (vinte) e no máximo, 45 (quarenta e cinco) alunos.

Um Verao no Palacio Imperial teatro

Um Verao no Palacio Imperial visita

Importante

É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada. Alunos de escolas particulares e públicas acompanhados de seus professores recebem cortesia para entrada no Museu. As instituições escolares devem fazer o agendamento prévio somente através de contato telefônico. Quaisquer informações extraordinárias a respeito das opções de programação educativa aqui propostas podem ser obtidas, pessoalmente, com a equipe do Setor de Educação do Museu Imperial ou ligando para (24) 2233-0345.

Como agendar sua visita

Caixa das Descobertas
Caneta

Público-alvo: Alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental.

Horário: De terça-feira a sexta-feira, das 10h às 15h. Aos sábados, das 11h às 16h. É necessário agendar previamente no setor através de contato telefônico (24-22330345). 

Duração: 1 hora e 30 minutos, com visita temática relacionada ao projeto.

Objetivo: Estimular a descoberta, a exploração e a experimentação de instrumentos de escrita desde a sua origem até os dias atuais.

Desenvolvimento: Ao abrir uma grande caixa, os alunos partem para a descoberta da trajetória histórico-temporal deum objeto culturalde uso comum: a caneta. No seu interior há quinze caixas contendo, cada uma, um tipo de instrumento de escrita e seus respectivos acessórios que podem ser retirados e explorados de forma dinâmica e lúdica. É possível experimentar todos os tipos, observando a época em que foram utilizados. Assim, pode-se conhecer a história da escrita desde o uso do carvão, na Pré- História, até o computador de hoje. Durante a exploração, uma série de indagações sobre o objeto de escrita é feita, construindo-se coletivamente o conhecimento e despertando no participante a capacidade investigativa e o prazer de redescobrir a realidade cultural que o cerca.  Também é possível explorar textos informativos, curiosidades e ilustrações complementares sobre o tema. A atividade inclui a organização de uma linha do tempo, sistematizando-se a trajetória histórica do objeto desde a sua origem até os dias atuais.

Atendimento: Grupo de, no máximo, 25 alunos.

Caixa das Descobertas out09 022 caneta

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vt Caixa das Descobertas da caneta

Chapéu

Público-alvo: Alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Horário: De terça-feira a sexta-feira, das 10h às 15h. Aos sábados, das 11h às 16h. É necessário agendar previamente no setor através de contato telefônico (24-22330345).

Duração: 1 hora e 30 minutos, com visita temática relacionada ao projeto.

Objetivo: Estimular a descoberta, a exploração e a experimentação de chapéus femininos e masculinos desde a sua origem até os dias atuais.

Desenvolvimento:Nesta atividade, a história do chapéu encontra-se guardada em uma caixa de grandes dimensões. Os alunos são convidados a abrir sua tampa para descobrir e explorar esta história contida em dezesseis sacos com chapéus femininos, masculinos e acessórios que combinam com o seu uso. Acompanhando cada tipo de chapéu, há uma cartela com informações, imagens, curiosidades e passatempos sobre a sua criação. Todos os chapéus podem ser experimentados, observando-se a época em que foram utilizados. Assim, pode-se conhecer desde o capuz de pele do homem das cavernas até o popular boné. Uma linha do tempo também é montada, sistematizando-se a trajetória do objeto desde a sua origem até os dias atuais.

Atendimento: Grupo de, no máximo, 25 alunos.

Caixa das descobertas chapeu

Caixa das DescChapeu 3

Caixa das DescChapéu 1

Importante

É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada. Alunos de escolas particulares e públicas acompanhados de seus professores recebem cortesia para entrada no Museu. As instituições escolares devem fazer o agendamento prévio somente através de contato telefônico. Quaisquer informações extraordinárias a respeito das opções de programação educativa aqui propostas podem ser obtidas, pessoalmente, com a equipe do Setor de Educação do Museu Imperial ou ligando para (24) 2233-0345.

Projeto "Um Sarau Imperial"

Público-alvo: Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, incluindo alunos de EJA e de ensino profissionalizante.

Duração: 45 minutos

Objetivo: Levar ao conhecimento dos alunos alguns aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais do século XIX, bem como divulgar o acervo documental do Arquivo Histórico do Museu Imperial, do qual foi extraído o conteúdo utilizado no texto apresentado pelas personagens do sarau.

O projeto apresenta como novidade a interatividade entre as personagens e o público como forma de suscitar comparações entre o passado e o presente, estimulando, ao mesmo tempo, a reflexão crítica sobre as mudanças ocorridas no país.

Desenvolvimento: Em 1878, a “princesa Isabel e seus amigos” recebem convidados especiais para uma reunião social. Embalado por modinhas imperiais cantadas por uma soprano e acompanhadas por um pianista, o sarau conta ainda com declamação de poesias e conversas sobre assuntos políticos, sociais e culturais da época, retirados da correspondência particular da família imperial.

Os convidados poderão também apreciar os mais belos figurinos daquela época, entrar em contato com notícias jornalísticas daquele período e com a rotina de vida da princesa Isabel em Petrópolis.

Apresentações: quintas-feiras, às 13h30 e às 15h (mediante agendamento prévio com a Xdaquestão Produções)

Informações e agendamentos (escolas e grupos):

Xdaquestão Produções:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Tels: (24) 2231-9707 / (24) 99955-2730

contato@xdaquestaoproducoes.com.br 

Local: Cineteatro do Museu Imperial

Rua da Imperatriz, 220 25610-320 - Centro - Petrópolis/ RJ

www.museuimperial.gov.br

Ingressos: R$14,00 (inteira) R$7,00 (meia entrada)*

 

*Estudantes - Carteira escolar ou pagamento de mensalidade; idosos com idade superior a 60 (sessenta) anos - carteira de identidade; professores - carteira funcional, contracheque ou documento que vincule à profissão.

Pacote família: 4 ingressos, sendo 2 (dois) ingressos inteiros, 2 (dois) ingressos com 50% (cinquenta por cento): R$35,00 (trinta e cinco reais).

Gratuidade: menores de 7 (sete) anos, idosos (brasileiros) com idade igual ou superior a 80 (oitenta) anos, com apresentação de documentação comprobatória, portadores de necessidades especiais, guias de turismo (carteira devidamente registrada no órgão competente).

 

 

 Um Sarau Imperial dialogo

Visitas Mediadas

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, grupos de ONG, grupos de projetos sociais, entre outros.

Horário: De terça-feira a sexta-feira, das 10h às 15h. Aos sábados, das 11h às 16h. É necessário agendar previamente no setor através de contato telefônico (24-22330345). 

Duração: 1 hora, aproximadamente

Objetivo: Colaborar no processo de interpretação dos objetos e espaços do museu realizado pelo público, instigando todos a compreender os aspectos sociais, políticos, econômicos, históricos e tecnológicos da sociedade brasileira no século XIX e a compará-los com a realidade contemporânea.

Desenvolvimento: A narrativa utilizada pela equipe de educadores do museu procura dar sentido ao acervo trabalhado, como também gerar questionamentos que levem os alunos a se entenderem dentro de um contexto histórico-temporal. Dessa forma, adota-se a metodologia dialógica de análise e exploração dos objetos e espaços do Museu, propondo hipóteses sobre o que eles significam, buscando um movimento de recriação e interpretação das informações, dos conceitos, significados e sentidos neles contidos e na exposição que os apresenta.

Atendimento: Cada grupo de 20 a 25 alunos será acompanhado por um educador do museu.

Visita Mediada ala esquerda

Visita Mediada Sala de Música

Visita Mediada Sala do piano da imperatriz

Visita Mediada Sala de Jantar

Importante

É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada. Alunos de escolas particulares e públicas acompanhados de seus professores recebem cortesia para entrada no Museu. As instituições escolares devem fazer o agendamento prévio somente através de contato telefônico. Quaisquer informações extraordinárias a respeito das opções de programação educativa aqui propostas podem ser obtidas, pessoalmente, com a equipe do Setor de Educação do Museu Imperial ou ligando para (24) 2233-0345.

Como agendar sua visita
  • Entre em contato com o setor de Educação do Museu Imperial através do número (24) 2233-0345. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. Não realizamos agendamentos por e-mail.
  • É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada. Atendemos anualmente em torno de 70 mil crianças, estudantes e professores. Por este motivo, o cumprimento do horário marcado é tão importante.
  • A agenda do primeiro semestre abre na segunda quinzena de dezembro, e a do segundo semestre, na segunda quinzena de junho. 
  • Em caso de desistência ou imprevisto, contate a equipe do Museu com antecedência de pelo menos 24 horas.
  • Excetuando-se o projeto "Um Sarau Imperial", é concedida gratuidade aos alunos de escolas públicas e privadas que estejam acompanhados de seus professores e que tenham feito o agendamento prévio. Grupos de ONG e de projetos sociais também podem receber a gratuidade após análise do setor de Educação. 
  • É importante que os alunos sejam orientados quanto à localização dos banheiros (encontrados apenas em áreas externas do museu) e sobre as normas de visitação, como: não tocar nas peças expostas, não correr com as pantufas; não fotografar, filmar, comer ou mascar chiclete no interior do museu. As mochilas deverão permanecer nos ônibus. Este é um bom momento para relembrar aos alunos as condutas de comportamento e convivência social.
  • A preparação prévia dos alunos em sala de aula deverá despertar a sua curiosidade a respeito do que irão ver. A palavra memória pode ser um caminho para levá-los a refletir sobre a importância dos museus e a preservação do nosso patrimônio.
  • A visitação ao Museu Imperial é um processo de interação e aprendizagem que envolve a participação ativa de todos: professores e alunos. Procure instigar seus alunos a traçar comparações entre os contextos social, econômico e político do século XIX e os dias atuais.
  • Durante a visita ser-lhe-á entregue uma ficha de avaliação que servirá de subsídio para aprimorar o atendimento às escolas. Não deixe de contribuir com suas críticas e sugestões. Se possível, envie trabalhos realizados com seus alunos a partir desta experiência para o seguinte endereço: Setor de Educação do Museu Imperial – Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis – RJ CEP:25.610-320. Conheça os projetos educativos oferecidos por este setor.
  • Voltando à escola é importante registrar e enriquecer a experiência vivida através de atividades, como: textos coletivos, debates, dramatizações, pesquisas, entre outras.
  • Através da Janela do Professor, disponível no quadro de “Serviços online” deste portal, os professores podem encontrar subsídios para auxiliar na compreensão do potencial educacional dos museus e na preparação e no aproveitamento pedagógico da visita.
  • Nos dias de domingo e feriados não oferecemos o serviço de visitas mediadas a grupos escolares ou quaisquer outros. No entanto, as escolas podem fazer seu agendamento para estes dias, garantindo, assim, a cortesia de entrada no Museu.
  • Quaisquer informações extraordinárias a respeito das opções de programação educativa aqui propostas podem ser obtidas, pessoalmente, com a equipe do Setor de Educação do Museu Imperial ou através de contato telefônico.

NO MUSEU IMPERIAL, A EDUCAÇÃO É PRIORIDADE!