banner educacao

Projeto "Um Sarau Imperial"

Público-alvo: Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, incluindo alunos de EJA e de ensino profissionalizante.

Duração: 45 minutos.

Objetivo: Levar ao conhecimento dos alunos alguns aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais do século XIX, bem como divulgar o acervo documental do Arquivo Histórico do Museu Imperial, do qual foi extraído o conteúdo utilizado no texto apresentado pelas personagens do sarau.

O projeto apresenta como novidade a interatividade entre as personagens e o público como forma de suscitar comparações entre o passado e o presente, estimulando, ao mesmo tempo, a reflexão crítica sobre as mudanças ocorridas no país.

Desenvolvimento: Em 1878, a “princesa Isabel e seus amigos” recebem convidados especiais para uma reunião social. Embalado por modinhas imperiais cantadas por uma soprano e acompanhadas por um(a) pianista, o sarau conta ainda com declamação de poesias e conversas sobre assuntos políticos, sociais e culturais da época, retirados da correspondência particular da família imperial.

Os convidados poderão também apreciar os mais belos figurinos daquela época, entrar em contato com notícias jornalísticas daquele período e com a rotina de vida da princesa Isabel em Petrópolis.

Apresentações: quintas-feiras, às 13h30 e às 15h (mediante agendamento prévio com a Xdaquestão Produções).

Informações e agendamentos (escolas e grupos):

Xdaquestão Produções

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Tels:(24) 2231-9707 / (24) 99955-2730

contato@xdaquestaoproducoes.com.br

Local: Cineteatro do Museu Imperial

Rua da Imperatriz, 220 25610-320 - Centro - Petrópolis/ RJ

www.museuimperial.gov.br

Ingressos: R$14,00 (inteira) R$7,00 (meia entrada)*

*Estudantes - Carteira escolar ou pagamento de mensalidade; idosos com idade superior a 60 (sessenta) anos - carteira de identidade; professores - carteira funcional, contracheque ou documento que vincule à profissão.

Gratuidade: menores de 2 (dois) anos, portadores de necessidades especiais, guias de turismo (carteira devidamente registrada no órgão competente).

Um Sarau Imperial dialogo

Importante

Grupos que fizerem o agendamento prévio receberão formulário próprio que deve ser preenchido e enviado via fax com 7 dias de antecedência.

*O Sarau Imperial faz parte do programa Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial desenvolvido pelo SEBRAE, o Instituto Marca Brasil e o empresariado local, e contou com o apoio e a parceria do Museu Imperial.