banner educacao

Caixa das Descobertas
Caneta

Público-alvo: Alunos do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental.

Horário: de terça-feira a sábado, das 11h às 16h30. É necessário agendar previamente no setor.

Duração: 1 hora e 30 minutos, com visita temática relacionada ao projeto.

Objetivo: Estimular a descoberta, a exploração e a experimentação de instrumentos de escrita desde a sua origem até os dias atuais.

Desenvolvimento: Ao abrir uma grande caixa, os alunos partem para a descoberta da trajetória histórico-temporal de um objeto cultural de uso comum: a caneta. No seu interior há quinze caixas contendo, cada uma, um tipo de instrumento de escrita e seus respectivos acessórios que podem ser retirados e explorados de forma dinâmica e lúdica. É possível experimentar todos os tipos, observando a época em que foram utilizados. Assim, pode-se conhecer a história da escrita desde o uso do carvão, na Pré- História, até o computador de hoje. Durante a exploração, uma série de indagações sobre o objeto de escrita é feita, construindo-se coletivamente o conhecimento e despertando no participante a capacidade investigativa e o prazer de redescobrir a realidade cultural que o cerca.  Também é possível explorar textos informativos, curiosidades e ilustrações complementares sobre o tema. A atividade inclui a organização de uma linha do tempo, sistematizando-se a trajetória histórica do objeto desde a sua origem até os dias atuais.

Atendimento: Grupo de, no máximo, 25 alunos.

Caixa das Descobertas out09 022 caneta  Caixa das Descobertas out09 009 caneta  vt Caixa das Descobertas da caneta

Chapéu

Público-alvo: Alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Horário: Quartas ou sextas-feiras, das 11h às 15h30. É necessário agendar previamente.

Duração: 1 hora e 30 minutos, com visita temática relacionada ao projeto.

Objetivo: Estimular a descoberta, a exploração e a experimentação de chapéus femininos e masculinos desde a sua origem até os dias atuais.

Desenvolvimento: Nesta atividade, a história do chapéu encontra-se guardada em uma caixa de grandes dimensões. Os alunos são convidados a abrir sua tampa para descobrir e explorar esta história contida em dezesseis sacos com chapéus femininos, masculinos e acessórios que combinam com o seu uso. Acompanhando cada tipo de chapéu, há uma cartela com informações, imagens, curiosidades e passatempos sobre a sua criação. Todos os chapéus podem ser experimentados, observando-se a época em que foram utilizados. Assim, pode-se conhecer desde o capuz de pele do homem das cavernas até o popular boné. Uma linha do tempo também é montada, sistematizando-se a trajetória do objeto desde a sua origem até os dias atuais.

Atendimento: Grupo de, no máximo, 25 alunos.

Caixa das descobertas chapeu  Caixa das DescChapeu 3  Caixa das DescChapéu 1

Importante

É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada. Alunos de escolas particulares e públicas acompanhados de seus professores recebem cortesia para entrada no Museu. As instituições escolares devem fazer o agendamento prévio somente através de contato telefônico. Quaisquer informações extraordinárias a respeito das opções de programação educativa aqui propostas podem ser obtidas, pessoalmente, com a equipe do Setor de Educação do Museu Imperial ou ligando para (24) 2233-0345.

Agende sua visita!