banner educacao

Público - alvo: Alunos do 3° ao 7° ano do ensino fundamental

Horário: De terça a sexta-feira, entre os horários de 10h e 15h.

Duração: Uma hora e 30 minutos, aproximadamente.

Período de realização: De 20 de junho a 30 de novembro de 2018.

capa almanaque de petropolis museu imperialApresentação: O Projeto Petrópolis é uma das ações do Programa Educativo do Museu Imperial desenvolvida com alunos do ensino fundamental de Petrópolis. Sua realização é anual e caracteriza-se pela interação com alunos, seus professores e as educadoras do Museu em torno de um tema significativo da história da cidade para ser explorado a partir da experiência direta com o acervo do Museu e, pontualmente, com o de outras instituições e de particulares. Integra o projeto, como ferramenta pedagógica, o periódico Almanaque de Petrópolis, utilizado durante a atividade no Museu e pelos professores em sala de aula.

O tema deste ano – Os imigrantes e a formação de Petrópolis – apresenta os grupos de imigrantes que vieram para nossa cidade, desde os primeiros tempos de sua narrativa histórico-temporal, e que forjaram o seu desenvolvimento, sob múltiplos aspectos, e a sua identidade cultural.

Objetivo: Conhecer e compreender quem são esses imigrantes e de que forma participaram da formação e crescimento de Petrópolis.

Desenvolvimento: Inicialmente, os alunos irão explorar uma exposição sobre a temática em questão com a mediação das educadoras do setor de Educação e o auxílio da publicação Almanaque de Petrópolis, que traz diversas curiosidades sobre a imigração em Petrópolis, bem como questões para reflexão. Em seguida, os alunos serão convidados a participar de atividades recreativas introduzidas em nosso país pelos grupos de imigrantes que para cá vieram.

Atendimento: Grupos de até 30 alunos.

Entrada: O projeto é oferecido de forma gratuita para alunos de escolas públicas e privadas.

Agendamento: Através do telefone 22330345, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

OBS.: O projeto não envolve visita completa ao Palácio Imperial. Trabalharemos apenas na Sala de Exposições Temporárias do Museu.

IMG 20180803 WA0024

IMG 20180803 WA0062