banner tour

Joias do Império Brasileiro
 
 
 
O cofre de porcelana, "biscuit" e bronze dourado é uma peça rara da manufatura de Sèvres. Feito especialmente por encomenda da rainha de França, Marie Amélie, foi presente do rei Louis Phillipe a seu filho François d'Orléans, o príncipe de Joinville, por ocasião de seu casamento realizado em maio de 1843, no Rio de Janeiro, com a princesa Francisca, irmã de d. Pedro II. O cofre apresenta cenas da vida do príncipe, que era oficial da marinha francesa. É trabalhado com placas de porcelana, reproduzindo pinturas de Ambroise Louis Garneray (1783-1857), Horace Vernet (1780-1863) e Louis Gabriel Isabey (1803-1886). A placa frontal reproduz o embarque de d. Francisca na enseada da Glória,  no navio que a levou à Europa.

Abaixo, à esquerda: Adereço que pertenceu à imperatriz d. Leopoldina — colar e brincos de ouro filigranado, esmalte branco, esmeraldas e rubis — provavelmente, manufaturados no Brasil, nos primeiros anos do reinado de d. Pedro I. As esferas armilares representam as províncias do Império.

E à direita: Colar da marquesa de Santos formado por quatorze ametistas engastadas em ouro, tendo ao centro, um camafeu de concha com o busto de d. Pedro I. Foi presente do imperador a d. Domitila de Castro Canto e Melo, marquesa de Santos.

tour_joias1
tour_joias3tour_joias2

 

Voltar